Nota Fiscal Entrada

Nota Fiscal Entrada

 

A nota fiscal de entrada é o documento que valida a movimentação de entrada de uma mercadoria no estoque. Nesse processo o fornecedor emitirá a nota fiscal e o comprador (destinatário) fará apenas o lançamento dessa nota, para comprovar a entrada da mercadoria no estoque. Não haverá a necessidade do destinatário emitir uma nova nota fiscal, pois a mesma terá validade fiscal devido ao fornecedor ter transmitido para o Sefaz. Essa é uma ação obrigatória para registrar todas as entradas de produtos recebidos, seja para justificar uma compra, seja para justificar uma devolução, seja para justificar um retorno. Além da emissão para comprovar uma compra, a nota fiscal de entrada também deverá ser emitida em algumas situações específicas, em que houver qualquer tipo de movimentação dos produtos fora do estoque.

 

Compra de produtos importados

A nota fiscal estrangeira, também chamada de invoice, não tem validade em território nacional, por isso, ao realizar uma compra no exterior, caracterizando um produto importado, o comprador emitirá uma nota fiscal de entrada para comprovar o recebimento. Assim chamamos de nota fiscal de importação. Essa nota deverá ser transmitida para o Sefaz a fim de comprovar para o fisco a compra de mercadoria do exterior.

 

Devolução de venda de mercadorias

Para vendas efetuadas em que haja devolução da mercadoria, como o caso de uma devolução de venda, além da nota fiscal de saída, a empresa deverá emitir a nota fiscal de entrada, para provar que a mercadoria saiu como venda, mas voltou como devolução só assim, ela poderá ser novamente armazenada no estoque. Seu objetivo principal é anular a operação original, para finalizar o processo de forma adequada. Os casos podem ser de devolução da mercadoria por parte do destinatário ou quando há anulação da NF, mas venceu o prazo de cancelamento.

 

Retorno de simples remessa

Quando uma mercaria sair do estoque sem o objetivo de venda, a empresa emitirá uma nota fiscal de saída de simples remessa para assegurar a movimentação. No retorno, uma nova nota fiscal será emitida, dessa vez, de entrada de retorno de simples remessa para que ela seja armazenada de volta no estoque. As situações mais comuns para o uso de NF de simples remessa são: conserto, bonificação, demonstrações, armazenagem em pátios ou filiais da empresa, produtos em consignação, industrialização.

 

Ausência de obrigação por parte do vendedor

Quando se adquire uma mercadoria de um fornecedor que o mesmo não tem a obrigação de emitir nota fiscal, no caso se esse vendedor for pessoa física ou uma pessoa jurídica não contribuinte do ICMS, o comprador não estará isento de formalizar a entrada. Neste caso, deverá emitir a nota fiscal de entrada e só depois alocar a mercadoria no estoque.

 

Retorno sobre industrialização

Se a empresa envia matéria-prima, produtos intermediários ou material de embalagem para ser transformada no processo de industrialização e se esse processo for realizado por um autônomo, ao receber a mercadoria de volta, terá que emitir a nota fiscal de entrada de retorno sobre industrialização.

 

 

Para acessar a nota fiscal de entrada, acesse o módulo compras menu Nota fiscal Entrada.

No sistema Pro Manager existe 3 possibilidades que Inserir uma nota fiscal de entrada:

1ª – Inserir Manual no botão inserir cadastrando todos os campos manualmente.

2ª – Importar por XML no botão XML selecionando o arquivo que o fornecedor enviou.

3ª – Importar pela Ordem de compra, clicando no botão Ped./O.C.

 

Ao abrir a tela apresentará todas as notas fiscais de entrada emitidas pela empresa.

Botões disponíveis

Inserir

O botão Inserir tem a finalidade de cadastrar uma nova nota fiscal de entrada totalmente manualmente. Para verificar o cadastro acesse o manual de inserir manualmente a nota fiscal de entrada.

Alterar

O botão alterar é indicado quando é necessário alterar alguma informação na nota fiscal já salva.

Excluir

O botão excluir é indicado quando o usuário deseja excluir totalmente o cadastro da nota fiscal já salva, lembrando que se esta nota foi transmitida para o Sefaz não será possível excluí-la.

Atualizar

O botão atualizar gera as atualizações de cadastro de notas fiscais de entrada.

NF-e

O botão NF-e tem as opções de transmissão das notas.

Visualizar: Para visualizar a impressão da DANFE no seu formato padrão com todas as informações enviadas ou não para o Sefaz, sem precisar entrar no documento.


 

Cancelamento NFe: Para realizar o cancelamento de uma nota fiscal de entrada já enviada para o Sefaz, o sistema solicitará o motivo do cancelamento da nota.

Enviar NFE Email: Enviar novamente para o cliente a nota fiscal, o sistema ao autorizar a nota já envia automaticamente a nota, o usuário pode enviar novamente por esta rotina.

Carta de Correção: Para realizar uma carta de correção da nota fiscal de entrada, deve ser preenchido a correção e clicar em enviar.

Envio Lote NFE: Utilizado para transmitir/enviar várias notas no mesmo momento para o Sefaz, seleciona-se as notas e clique no botão Emitir, o sistema enviará em lote as notas.

 

Status Serviço: Utilizado para verificar se a comunicação do certificado x Sefaz está operando normalmente.


Caso o sistema apresente a mensagem acima, verifiquei a instalação do certificado digital se está correta e se o certificado está salvo no caminho indicado.

Suframa: Quando o usuário realiza uma compra para zona franca de manaus, o sistema gera um arquivo para envio a Suframa, salvar o arquivo na máquina e entrar no site da Suframa para enviar. https://www.gov.br/suframa/pt-br

Cópia Chave NFE: Destinado para copiar a Chave da NFE para realizar consultas no Sefaz. Selecione a nota e clique em copiar chave NFE após entre no site e digite CTRL+V.

Estorno NFe: Utilizado quando o usuário perdeu o prazo de cancelamento da nota e este precise gerar um documento/nota de estorno que utiliza a CFOP inversa, para sua geração deve possuir a operação interna de estorno cadastrada.

Gerar XML: Gera o XML da nota para fins de verificação das informações enviadas para o sefaz.

XML

O botão de XML tem a função de importar o XML enviado pelo fornecedor para a nota fiscal de entrada com todos os seus dados.

Ped./O.C.

O botão de Ped./O.C tem a função de importar os dados cadastrados na ordem de compra para a nota fiscal entrada.

Importar

O botão de Importar tem a função de importar nota fiscais de entrada cadastrados em outras filiais para a geração de nova nota fiscal de entrada.

Log

O botão de log é o histórico de dados das rotinas realizadas na tela que está sendo realizado o log, é onde ficam todos os registros por todos os usuários.


Atualizado em 20/04/2023
Este artigo foi útil?  
Agradecemos sua avaliação.