Nota Fiscal Entrada Importação XML e O.C

Nota Fiscal Entrada Importação XML e O.C 

Para realizar a importação da nota fiscal de entrada pelo XML clique no botão  

 Diretório: Informar a pasta que se encontra o xml da nota fiscal.

Operação Interna: Selecionar a operação interna que se refere a nota fiscal.

Plano Conta: Selecionar o plano de conta que se refere a nota fiscal.

Centro Custo: Selecionar o centro de custo que se refere a nota fiscal.

Depósito: Selecionar o depósito que se refere a nota fiscal.

Lote: selecionar o Lote que se refere a nota fiscal.

Usar OC: Informar se deseja usar ordem de compra para importar o XML.

Cálculo Manual: Padrão sempre como não. Utilizado nos casos em que a empresa não quer que o sistema recalcule os impostos da nota, informe Sim para que as alterações realizadas no documento não refaça o recálculo dos impostos.

Importante: Utilizando a opção usar OC como Sim, o usuário poderá somente informar o lote que as demais informações serão importadas da ordem de compra ao vinculá-la. 

Obs: Caso o usuário utiliza a opção usar OC como não e importar uma nota de um fornecedor que possui ordem de compra o sistema sinalizará com uma mensagem informando que existe ordem de compra em aberto para o fornecedor.


       


O usuário após realizar o preenchimento dos itens deve clicar em Buscar XML, e após em Importar. O sistema apresentará a chave o retorno do XML apresentando os erros para então importar a nota.

Com um duplo clique em cima do erro o sistema reportará para a correção no exemplo acima os itens no cadastro do Xml não foram encontrados na base de itens do sistema, o usuário terá que vincular os itens que correspondem o item no sistema.

Após realizar a vinculação dos itens o usuário deverá novamente clicar em Importar.

Este deve ser feito até a Nfe importar com Sucesso.

  

Com um duplo clique em cima do erro o sistema reportará para a correção no exemplo acima os itens no cadastro do Xml estão com unidade em caixa e no sistema está em unidade, o usuário terá que inserir a conversão de unidade de medida. 

Após realizar o cadastro da conversão do item clique em Importar novamente.

Nota fiscal importada com sucesso, fechar a tela e acessar a Nota, neste momento deve ser realizado o financeiro e realizado demais cadastros se usuário assim preferir.

 Quando for utilizado a opção usar OC como Sim ao importar a nota fiscal o sistema solicitará para vincular a ordem de compra.

  

 

Em Código Item O.C vincular os itens da ordem de compra com os itens importados do XML, realizado o cadastro clique em Ok e em Importar novamente para que a nota fiscal seja importada com Sucesso. Realizado a importação realizar o cadastro os dados que não vieram do Xml da nota e gerar o financeiro.

 

Para os XML que já estiverem com a informação do número da ordem de compra o sistema automaticamente realizará a vinculação do número da ordem.

 

Para verificar os demais cadastros a serem realizados na nota acessar o manual: Inserir Manualmente Nota Fiscal Entrada.

 

Importante: Ao informar a opção USAR OC como Sim, o usuário deverá apenas informar o LOTE, ao vincular a Ordem de Compra o sistema preencherá os demais campos: Operação Interna, Plano de Contas, Centro de custos e depósito que constam na OC.

 

Para realizar a importação da nota fiscal de entrada pelo Pedido ou Ordem de compra clique em

 

Descrição dos itens:

Número Documento: Para filtrar pelo número da Ordem de Compra.

Cliente/Fornecedor: Selecionar o cliente/Fornecedor para filtrar as ordens de compra.

Tipo Data: Informar o tipo da data que deseja filtrar as ordens de compra.

Emissão – Data de cadastro da ordem de compra.

Entrega – Data da entrega do item.

Data Início: Filtro por data da ordem de compra informar a data início.

Data Fim: Filtro por data da ordem de compra informar a data fim.

Tipo da Nota Fiscal: Informar o tipo que será gerado a Nota fiscal.

Individual – Selecionar uma ordem de compra para geração de uma nota fiscal.

Agrupada – Selecionar várias ordens de compra para geração de uma nota fiscal.

 

  

Ao realizar o filtro e clicar em Atualizar o sistema reportará todas as ordens de compra aprovadas disponível para geração da Nota.

 

Selecionar: Ao clicar em Selecionar o sistema abrirá uma subtela com as informações da ordem de compra, o usuário poderá realizar a conferência e alterar a quantidade a ser faturada, clique em OK  para então ser marcado a opção selecionar.

Total: Selecionar se será faturado o valor total dos itens selecionados, alterando a situação da ordem de compra para recebido.

 

Importante: Para os casos que a quantidade da ordem de compra não corresponder ao total a ser faturado o usuário poderá definir se será faturado a quantidade restante em outra nota ou simplesmente não será efetuado a compra das quantidades restantes do item. Para este caso o usuário além de marcar a opção selecionar terá que marcar a opção Total para não ficar ordem de compra em aberto no sistema. Caso deseje que a ordem de compra fiquem em aberto para aguardar os itens restantes marcar somente a opção Selecionar.


Após selecionar a ordem de compra clique em Gerar Nota. O sistema abrirá uma sub tela com as informações da nota, o usuário deve realizar os demais cadastros restantes, gerar o financeiro e salvar.

 

Ao importar a nota seja ela por Xml ou pelo Pedido/O.C. o usuário deverá realizar a conferência dos dados e realizar os demais cadastros, gerar o financeiro e Salvar a nota.

Para verificar os demais cadastros acesse o manual: Inserir Manualmente Nota Fiscal Entrada.

  


Atualizado em 16/08/2021
Este artigo foi útil?  
Agradecemos sua avaliação.